Evolução de Enfermagem



Além dos Diagnósticos da NANDA, estou postando também um pequeno exemplo de evolução de Enfermagem, pois acredito que muitos graduandos possuem dúvidas na hora de fazer o relatório de evolução e ainda mais, na hora de prescrever cuidados.
Não é nada muito perfeito, mas pode ajudar, quando se tem pequenas dúvidas, e espero que ajude mesmo!

Evolução:
Deve abranger:

- Nível de consciência (sonolento, confuso);

- Locomoção (acamado, deambulando);

- PA (elevada, anotar valores SSVV);

- Mantendo jejum (sim ou não/24hs, se não, porque?);

- Sono ou repouso (sim ou não/24hs, se não, porque?);

- Incisão cirúrgica (dreno, catéter);

- Incisão cirúrgica abdominal (aspecto da secreção drenada);

- Sondas (fechada ou aberta);

- Venóclise e dispositivo de infusão (onde, tipo, periférica: IC ou SCVD);

- Eliminações urinárias e fecais (ausente, presente, quantos dias);

- Queixas (náuseas, dor, etc.)

- Exemplo 1º dia: Paciente no 1º dia de internação por DM descompensada (+) labirintite, apresenta-se calmo, consciente, contactuando, deambulando sob supervisão, corado, hidratado, afebril, normocárdico, eupnéico, hipertenso com pressão variando de 150x90-100mmHg, dextro variando entre 282 a 186 mg/dl, evolui sem queixas e sem êmese. Refere melhora da tontura. Acuidade auditiva e visual diminuída. Ausculta pulmonar com presença de murmúrios vesiculares s/ ruídos adventícios. Ausculta cardíaca BRNF. Abdômen flácido, indolor a palpação com presença de ruídos hidroaéreos, perfusão periférica normal. Mantém venóclise em MSE. Eliminações fisiológicas presentes. (seu nome). 

- Exemplo 2º dia: paciente no 2º dia de internação por DM descompensada e labirintite, apresenta-se calmo, consciente, orientado em tempo e espaço, contactuando, deambula com auxílio, apresenta equimoses em MMSS e MMII, pele ressecada e escamações em dorso e palma das mãos. Refere prurido em panturrilha, esporadicamente queixa-se de pele ressecada, apresenta sudorese intensa, mantém scalp salinizado em MSD, SSVV apresentando hipotermia (35.5ºC) no período da manhã. Apresenta dextro variando de 146 a 194. Refere ter dormido bem, evolui sem queixas, tontura, náuseas ou vômitos. Eliminações fisiológicas presentes (refere ter evacuado às 22 horas de ontem). (seu nome).

Diagnóstico:

Ø Deve abranger:- Controles (eliminações, SSVV, peso e altura); Alimentação; Hidratação; Higiene; Conforto; Sinais e sintomas; Tratamentos; Orientações; Assistência psicossocial e espiritual; Encaminhamentos; Deixar claro o grau de dependência (FAOSE); O verbo deve iniciar a frase, sempre no infinitivo; Deve ser consico, claro e específico; Não prescrever cuidados considerados rotinas.

184 comentários:

Aryane Araújo disse...

Adorei o modelo de evolução de enfermagem postado.
Eu faço um pouco diferente... só uma descidinha em dieta e sono e repouso eu coloco depois de cateteres e antes das queixas.
Parabéns pelas postagens adorei.
Sou Aryane estou no 8ºperiodo de enfermagem e amo o que faço.

cleytondoc disse...

Não gostei dessa evolução, muito superficial, na evolução não deveremos colocar valores, pois temos uma ficha especifica para valores de ssvv, nem diagnosticos, temos fichas específica para isso, quando queremos ver uma informação específica, como ssvv, não iremos na evolução de enfermagem e sim, nas fichas específicas, na evolução devemos conter: 1- Avaliação neurológica, 2- avaliação céfalo caudal (cabeça, pescoço, torax, mmss, abdome, genitália, mmii), 3- eliminações fisiológicas, 4- queixas, 5- observações.

tna disse...

Adoreiiii,alias vc está de parabens por tentar ajudar aquelas pessoas que tem um pouco de dificuldade,pq vc sabe que nessa area de ENFERMAGEM tem sempre uma e outras querendo derrubar o tapete do proximo.Concerteza vc contribuiu muito ...PARABENS

Anônimo disse...

Muito obrigada pela juda!
foi muito valido para mim.

Anônimo disse...

Você tem boa vontade, mas precisa organizar sua evolução. E, essa evolução está básica, referir ausculta somente enfermeiro. Para nivel tecnico não há necessidade. Se for referir, respeite a anatomia.
1º Dados Objetivos: descreva tudo o que está vendo.
2° Subjetivo: descreva a queixa do cliente.
3ºAssistência de enfermagem: descreva todos os procedimentos realizados. Sem referir medicações pois as mesmas estão na prescrição médica.
4º Dieta.
5º Eliminações vesicointestinais: descreva cor, odor, quantidade, consistência, etc. Caso não tenha visto, pergunte ao cliente e refira SIC - Segundo Informações do Cliente.
5º Sinais Vitais.
Organizando sua evolução ficaria assim:

Evolução de Clínica Médica

19:00- Paciente lúcido,orientado, em 1º dia de internação por DM descompensada (+) e laberintite. Apresenta-se calmo, cooperativo, deambulando sob supervisão,mucosa ocular corada, hidratado,acuidade auditiva e visual, diminuída, afebril,normocárdico,eupnéico,hipertenso, escleróticas anictéricas, H.V. superficial pérvea em MSD em região de face dorsal da mão, com ausência de sinais flogísticos, evolui sem queixas. Encaminhado ao banho de aspersão, realizada a troca de roupa de cama. Aceitou bem a dieta oferecida. Eliminações vesicointestinais presente (SIC). Sinais Vitais: P.A. 180x100 mmhg, 16 incr/mim, Tax. 36,4ºC, 78 bpm. Assinatura.

Anônimo disse...

GOSTEI...
TODOS SÃO VÁLIDOS,PORÉM NÃO EXISTE UM MODELO TIPO RECEITA DE BOLO OU IDEAL COMO ALGUNS PENSSAM.O QUE VALE É O BOM SENSO,UMA SEQUENCIA LÓGICA E UMA EVOLUÇÃO MAIS APROFUNDADA OU MAIS "SUPERFICIAL",DEPENDENDO DO QUADO CLINICO DO PACIENTE....

Anônimo disse...

PS.
NÍVEL TÉCNICO NÃO FAZ EVOLUÇÃO ,ACREDITO QUE TODOS NA ÁREA SAIBAM QUE EVOLUÇÃO DE ENFERMAGEM É ATIVIDADE PRIVATIVA DO ENFERMEIRO E FAZ PARTE SA SAE.

Anônimo disse...

quem falou que os tecnicos de enfermagem nao faz evoluçao estao muitos maus informados, pq á onde eu estou cursando todos temos que fazer evoluçao do paciente..

Anônimo disse...

Desculpe descordar com vc mas o tecnico de enfermagem não faz evolução de enfermagem e sim anotação de enfermagem!
=)

Anônimo disse...

E por que é exigido de nós alunos de tec em enfermagem a evolução nos estagios?

Nubia disse...

Gostei da sua iniciativa, parabéns!

Anônimo disse...

Poxa, muito legau o seu modo de fazer uma boa evolução, pra eu que estou novo no assunto, foi uma ajuda e tanto, ajudou eu abrir os meus olhos, muito obrigado... espero que tenha ,mas amigos enfermeiros com o coração humilde de querer dividir encinamentos como vc, e não ficar criticando quem quer ajudar... mas uma vez muito obrigado em nome de todos os novatos na área de enfermagem.'.

Anônimo disse...

Gostaria de deixar claro que evolução de enfermagem corresponde a última etapa do processo de enfermagem (SAE onde são avaliadas as respostas do paciente às intervenções de enfermagem implementadas, sendo portanto uma atividade PRIVATIVA do enfermeiro, conforme a Lei 7498/86 e a atula Resolução COFEN 385/09. Estas intervenções são traçadas de acordo com as necessidades do paciente identificadas na primeira fase do processo de enfermagem: a investigação. O que se tem visto é a veiculação de roteiros de evolução de enfermagem que na verdade não avaliam as modificações das respostas humamas com a implementação de enfermagem. Além disso, para se avaliar um paciente, isto é, evoluir, é necessário muito mais que o registro dos ssvv; a evolução extrapola o simples registro das respostas humanas no momento dado momento do dia. A evolução como processo de enfermagem se caracteriza por avaliar as respostas do paciente em 24h.

Anônimo disse...

Na prática os técnicos fazem sim evolução,e são mmmmuito competentes pra isso o nosso cohecimento nos capacitam pra isso,em nossa aréa todos precisamos um do outro pra realizar um bom trabalho,parem de humilhar os técnicos,afinal quem tem os verdadeiros cuidados de enfermagen somos nós, o Conselho(COREN)é o mesmo, só q não somos Doutores e sim técnicos.

Veríssimo disse...

Não é humilhação nenhuma dizer que técnico não pode fazer evolução de enfermagem!
Técnicos podem até saber fazer, assim como muitos técnicos ou auxiliares sabem puncionar artéria, ou passar sonda nasoentereal mas NÃO PODEM fazer por lei, se forem denunciados poderão responder por exercício ilegal da profissão. Sou enfermeiro e sei que os técnicos e auxiliares são os que mais tem contato com o paciente, mas lei é lei! Se todos respeitassem a lei a evolução de enfermagem seria feita somente pelo enfermeiro

Anônimo disse...

Querido, não me parece que voce seja amante do conhecimento,pois em sua apresentação voce diz que seu conhecimento é em detrimento da saude.Detrimento significa perda, prejuizo.
Então vc esta dizendo que procura o conhecimento para prejudicar a Saude.
Ninguém merece.

celinha1886 disse...

ñ gostei do comentario que um certo enfermeiro formado disqui por que o que ele diz dos tecnicos ñ é um comentario de um profissional de saúde imagine como ele vai falar para um paciente.Só gostaria de deixar bem claro que os tecnicos tem mas jeito de tratar um paciente do que um enfermeiro profissionnnnnnnnnnnnal.MAS GOSTEI DA AJUDA SOBRE EVOLUÇÃO FOI MUITO BOM.

celinha1886 disse...

verissimo gostei do que vc comentou sobre os tecnicos pq esse teu de anônimo deve ser um zero a esquerda rsrsrsrs.só pq é mas do que tecnico se acha.

Anônimo disse...

COMO DISSERAM ACIMA,REALMENTE NÃO
DEVEMOS FAZER, OS TÉCNICOS ,EVOLUÇÃO.
SÓ QUE A REALIDADE DA PRÁTICA É OUTRA.
OS TÉCNICOS SÓ NÃO ESTÃO ESCREVENDO RECEITUARIO, OU ASSINANDO,MAIS 80% DE ATIVIDADES PRATICADAS PARA OU COM OS PACIENTES, ESTÃO SENDO REALIZADAS PELOS TÉCNICOS.PACIENTES COM ÚCERA DE PRESSÃO EM GRAU DE TOTAL DESTRUIÇÃO DO TECIDO, ESTÃO DEPENDENDO DOS TÉCNICOS PARA SEREM TROCADAS AS SUAS FRALDAS,E CURATIVOS DE ALTA PRECISÃO DE COMPLEXIDADES DE INFECÇÕES MUITO GRANDIOSAS.
TIRANDO O MOTORISTA E COBRADOR, DENTRO DOS HOSPITAIS OS PACIENTES ESTÃO COMPLETAMENTE NAS MÃO DOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM.AINDA BEM QUE EXISTEM!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Pessoal, eu sou auxiliar, técnico e enfermeiro. Não se deve desmerecer o trabalho dos profissionais de qualquer nível, seja ele superior ou médio. O que foi dito, e que é lei, é que aux/téc não pode fazer evolução, pois é privativo do enfermeiro, assim como outras atribuições. A anotação de enfermagem sim, essa é feito pelo aux/téc e é nítido também que a habilidade técnica é muito maior no aux/téc, pois são eles quem praticamente realizam os procedimentos. As escolas técnicas podem até ensinar a pessoa a evoluir um paciente, o que não significa que ele porá em prática, primeiro porque ele não pode fazer isso, e 2° não vai ter tempo, pois sempre tá abarrotado de serviço. A propósito, as evoluções citadas como exemplo não estão ruins, mas podiam ser melhores organizadas pois há uma sequencia a ser seguida, porém valeu a iniciativa de querer ajudar a quem precisa.

Anônimo disse...

É impressionante a não ética dos que ficam rebatendo ou menospresando os comentários de um ou de outro. Isso mostra como a nossa classe é: NÃO TEM CORPORATIVISMO. E são proffisionais que estudaram para cuidar de pessoas doentes, imagina se fosse para lidar com animais... A mesma coisa acontece nas unidades, onde esses proffisionais trabalham: Ficam puxando o tapete dos colegas.
O autor desse modelo de evolução deixou bem claro que: "Não está perfeito, mas é só pra ajudar um pouco".
Parem com fuxicos, suas cambadas de enfermeiros de meia.

Aline disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

[B]NZBsRus.com[/B]
No More Laggin Downloads Using NZB Downloads You Can Hastily Search High Quality Movies, Console Games, MP3 Singles, Software and Download Them @ Accelerated Speeds

[URL=http://www.nzbsrus.com][B]Usenet Search[/B][/URL]

Anônimo disse...

Que triste! Encontrar gente sem delicadeza para expor seus pensamentos. Além de estudar muito, pouco uso fazem de sua sabedoria. Deveriam ensinar 'humildade' nas faculdades também.

Anônimo disse...

Interessante sua iniciativa,ela cetamente será útil para muitas pessoas.Só tem uma coisinha,a evolução de enfermagem deve também seguir um culso logio ou seja Enefalo caudal,tá.Quanto ao técnico de enfermagem fazer evolução,acho pefeitamente nomal,afinal alguem tem que fazer,se os enfermeiros deixam essa LACUNA,ou muitas vezes delegam isso a outros como sendo comum.Vamos ter mais responsabilidade em nossas atividades,depois não reclamem do espaço cedido.

Aline disse...

Meus amores, o fato de ser enfermeiro , ou se deve ou não ser feito um EXAME CÉFALO CAUDAL não nos faz maior que nenhum profissional, e outra é por isso que os profissionais enfermeiros são dotados como ignorantes, pelo fato de terem medo de perder seus status na famosa ESCADINHA DA SUPERIORIDADE, tratando as pessoas mau, e jogando na cara aquilo que não se pode ser feito. Vamos ser sutis sim, CLARO, mas o BOM ENFERMEIRO é aquele que faz por onde ser o melhor, afinal nem sempre palavras bem colocadas ou uma evolução bem feita corresponde ao verdadeiro profissional.

O saber se pronunciar, bem como saber o lugar de cada um independente da verdadeira ÉTICA de cada profissional.
Pense nisso!!!!

Sem mais.

Gleice disse...

Concordo com nossa companheira Aline, chega dessa guerra de superioridade, ao invés de criticar devemos nos ajudarmos, e acabar com essa fama de desunião entre a enfermagem, e lutar para conseguirmos o nosso devido reconhecimento.

Anônimo disse...

sou enfermeira e professora em um curso técno ensina meus alunos evolução pois é mto mais abrangente mesmo q seja trancrita como relatório pórém estará rica em informações e onde eu trabalho não existe o SAE acho que os técnicos podem espandir seus conhecimentos ampliarem sua visão anonimo gostei mto da valorização q vc oferece a esses profissionais q trabalham tanto sem serem valorizados como deveriam.

Rafaela disse...

sou enfermeira e professora em um curso técno ensina meus alunos evolução pois é mto mais abrangente mesmo q seja trancrita como relatório pórém estará rica em informações e onde eu trabalho não existe o SAE acho que os técnicos podem espandir seus conhecimentos ampliarem sua visão anonimo gostei mto da valorização q vc oferece a esses profissionais q trabalham tanto sem serem valorizados como deveriam.

Alexander disse...

Parabéns pela sua evolução!!!

São essas atitudes de desentendimento que nos expõe, funcionários da saúde tinha que ter ética até para comentar o assunto, mas enfermeiros e técnicos expõe tanto a profissão onde os médicos aproveitam isso e colocam que não estamos preparados colocarmos a 100% a SAE, Diagnóstico de Enfermagem, Prescrição de Enfermagem. Pessoal sou técnico e curso Enfermagem, usem esse espaço apenas para comentar a boa vontade desse profissional que não tem nada haver com essa discussão.

Eliane disse...

Eu sou técnica de enfermagem, e ainda não trabalhei na área, tem como vc me da uma ajuda numa evolução e admissão.
Gostei muito da sua iniciativa de querer ajuda as pessoas parabéns.

Eliane disse...

Eu sou técnica de enfermagem, e ainda não trabalhei na área, tem como vc me da uma ajuda numa evolução e admissão.
Gostei muito da sua iniciativa de querer ajuda as pessoas parabéns.

Anônimo disse...

Sou do Conselho de Ética de Enfermagem do COREN-SP e quero deixar bem claro que: A EVOLUÇÃO DE ENFERMAGEM É DE COMPETÊNCIA EXCLUSIVA DO ENFERMEIRO. TODOS OS PROCESSOS QUE JÁ FORAM JULGADOS POR ESTE CONSELHO, NÃO FORAM ACEITAS EVOLUÇÕES FEITAS POR TÉCNICOS OU AUXILIARES DE ENFERMAGEM. Aliás só aconteceu isto duas vezes.
Grata.

Anônimo disse...

Li todos os comentários, e fico triste em ver na enfermagem é um querendo derrubar o outro; um querendo mostrar q sabe mais q o outro; sempre notei isso na enfermagem, aqui no Rio, em Manaus, e acho que em qualquer lugar q venhamos a lidar com tecnicos e enfermeiros será assim... Poque não somos uma classe unida. Um tentando ajudar o outro. Somando, não diminuindo e dando rasteira. è por isso que eu não quero mais voltar a atuar nesta área... Não humanização.Não há humildade nempara explicar uma simples evolução... Não vou me espantar se vierem caindo de pau em meu comentário. Isso é característico da enfermagem... cair mantando qualquer um...

Anônimo disse...

A Enfermagem de um modo geral é patética...não sabe dialogar, mal sabe se expressar e ainda quer argumentar sobre conceitos que desconhece...estudem mais e falem menos.

josiane disse...

adorei sua evolução voce esta de parabens eu vou fazer um teste q cai evolução agora vou me senti mas segura

josiane disse...

gostaria muito de saber se voce pode me manda seu imail pq tenho ainda algumas duvidas e gostaria q voce me ajuda-se se possivel agradecida

Anônimo disse...

Organize the bawdy with two backs casinos? seal of permit on this modish [url=http://www.realcazinoz.com]casino[/url] circumvent and wing it de-emphasize online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also check into our up to swain [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] without at http://freecasinogames2010.webs.com and ready in realized fabulously touched in the prime man !
another disparate [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] within an eyelash of is www.ttittancasino.com , slightly than of german gamblers, bloomer in manumitted online casino bonus.

Anônimo disse...

Sou enfermeiro recem formado e me encontro totalmente sem fundamentação e muito decepcionado, a carga horária teórica do curso não dá a fundamentação necessária. E é por isso que nem mesmo os enfermeiros tem seu plano de trabalho definido sendo uma especie de ''faz tudo" e não sabe de nada, ora colocando-se muito mais como um administrador de empresas, dessa forma, perdendo a essência do cuidar..A verdade é essa, o poder da enfermagem , hoje em dia, é pouco decisório e ,paralelamente, muito cobrado..distanciando-se da prestação de cuidados plena...PRECISAMOS TER CONSCIENCIA DO MULTIPROFISSIONALISMO NA EQUIPE..mas ,para mim,coordenação ou supervisão de equipe não é enfermagem...fica a duvida: O que é realmente que um enfermeiro faz??( responda em tres palavras) não dá...rsrssrs..
Abraço!!

Anônimo disse...

Fui orientado em minha graduação a não fazer uso da colocação "sem queixas "afina ,existem informações na anotação que não condiz com tal informação!

Anônimo disse...

Aff! Como este pessoal que se dizem técnicos de enfremagem escrevem errado, vi erros absurdos....onde fizeram este curso??? háhá. Fala sério, comecei ler e dar boas gargalhadas com tanta ignorância!
Mas na minha opnião não são os graduados que querem humlhar nunguém, até pq não há motivos para isso e sim os aux e tec que são invejosos e recalcados...mas vai ai uma dica, ESTUDEM, para poderem ao menos competir.

Anônimo disse...

Aff! Quanta besteira.
Auxiliar é auxiliar, técnico é ténico e enfermeiro é enfermeiro e ponto final.
Quantos erros de português absurdos...renderam boas gargalhadas com tanta ignorância. Primeiro estudem e depois tentem competir...rsss

Anônimo disse...

Bom estou no 6ª semestre de enfermagem, e digo sim que o tec. faz as suas anotações porém suas anotações são diferentes do profissional enfermeiro, e por sinal é lastimável ler erros de português absurdos presente neste Blog. Na verdade eu concordo com a pessoa que escreveu acima, primeiramente ESTUDEM para assim terem a capacidade de competir, não estou aqui para me exaltar só acho que o povo técnico deveria acabar com esta concorrência com o enfermeiro porque os dois estão em prole da saúde e não contra, e portanto são uma equipe que deveria ser mais unida.

E por este e outros fatores que a Enfermagem hoje em dia não vai pra frente, e muita inveja e pouco estudo.

Anônimo disse...

Boa Noite pessoas, sou Luiz, doutor em Enfermagem pela UFMG.
Gostaria de dizer a todos que assistam este site ou bloger enfim,
não se preocupe em qual tipo de evolução é correta ou não, preocupe em relatar como recebeu seu cliente, e como está passando o mesmo.Claro sempre começando da cabeça aos pés.e nunca esquecer das intercorrências, pois a Evolução de Enfermagem tem por objetivo dar continuação À assistência ao seu cliente.
a todos um grande abraço. obrigado!

Anônimo disse...

Bom dia à todos, sou enfermeira e responsável técnica e penso que deveriam mudar a categoria do técnico de enfermagem para técnico em saúde e ser regulamentada por outro órgão, não o COREN. Fico horrorizada com a insubordinação da grande maioria dos técnicos e com uma competitividade que não está no mesmo nível. Como competir fora da mesma esfera??! É como querer jogar vôlei no campo de futebol. Por favor, assumam cada um a sua função e se quiserem ser como enfermeiras,é muito simples...ESTUDEM! Sabem porque não há esse problema nas outras áreas? Por que não existem técnicos de medicina, técnicos de odontologia, técnicos de fisioterapia...

Anônimo disse...

poxa que coisa mais feia...o que vcs estão fazendo falando mal uns do outros.onde fica a ética profissional

Anônimo disse...

Vcs da saúde são hilários (principalmente os da enfermagem), não sabem nem escrever...imagina se vão saber questionar sobre conceitos técnicos...rssss, vcs são cômicos, rsss!!!

Anônimo disse...

NÃO PRECISA SER DA ÁREA DA SAÚDE PARA NÃO SABER ESCREVER, TENHO CERTEZA QUE EXISTE MUITA GENTE SABICHONA QUE NEM VOCÊ QUE ESCREVE ERRADO.

diene disse...

Caros, lendo todos os comentarios tenho a seguite opinião:
A Evolução como consta em lei, é privativa ao enfermeiro, pois é ele que tem o conhecimento e o preparo necessario para tal. A evolução exige profunda observação e avaliação criteriosa do enfermeiro, não menosprezando o trabalho dos tecnicos e aux. pois uma profissão conta com a outra.
Creio que cada um deveria colocar se em seu lugar, cada um com suas atribuições e não ficar discutindo se pode ao não fazer tal coisa, qq duvida é só consultar as leis que regulamentam as profissoes.
Sobre o tecnico aprender a fazer no curso acho valido sim, pois creio que conhecimento nunca é demais.
Agora vamos concordar que temos uma hierarquia a seguir, se vc escolheu ser tecnico/ aux, vc é tecnico/ aux, se vc é enfermeiro, o chefe da equipe vc é o chefe da equipe, aja como tal, saiba conduzir sua equipe,e não é isso que vemos por ai.
Se vc tecnico ( como vi )reclama disso e daquilo, faça um graduação e seja um enfermeiro, vcs são membro da equipe de enfermagem, subordinados ao enfermeiro e não o enfermeiro. Cada um na sua, se ajudando para o beneficio do Cliente/ Paciente.
Sem mais.

Anônimo disse...

Infelizmente não deveria haver divergencias aqui, vamos ser racionais, o Téc. em Enfemagem faz sim evolução do paciente, mas não deve realizar procedimentos onde foge a sua alçada, creio q o Téc. sabe de sua função e o enfermeiro deve estar sempre fiscalizando e cumprindo o seu papel de responsavel pelo setor. (Téc.Enf.ESP/MT)

Enfermeira que ama o que faz disse...

Boa tarde!
Olá pessoal, realmente não é salutar para as categorias do campo profissional, ENFERMAGEM, essa demonstração de imaturidade e desconheimento.
A evolução de enfermagem é privativa dos enfermeiros e a observação de enfermagem, aqui tratada como anotação de enfermagem, reservada a todas as categorias da Enfermagem.
O que é importante é sabermos que todos somos importantes e devemos estar bem preparados para o desempenho daquilo a que nos propomos.
Uma evolução bem feita deve conter o dignóstico e a variação dos sinais vitais nas últimas 24 horas, sim e como uma boa observação de enfermagem, objetiva e clara, nos possibilita a continuidade da assistência.
A equipe de enfermagem só poderá trabalhar com execelência e qualidade se todos os membros trabalharem com competência, responsabilidade, conhecimento técnico científico adequado e respeito mútuo, todos são importantes.
O enfermeiro é o líder da equipe e não o elemento mais importante. Afinal, como já dizia o mestre Paulo Freire: "Não existe saber maior ou menor, existem saberes diferentes" e é claro, complementares.
Portanto, deixem de bobagem e não deixem de dar uma lidinha na Lei do Exercício Profissional da Enfermagem, nas atribuições de cada categoria profissional, no Código de Ética de Enfermagem e também em uma boa gramática da Língua Portuguêsa.

Um forte abraço colegas, auto estima elevada e orgulho pelo que fazem, vamos!!!

Viva a Enfermagem Brasileira!!!

Anônimo disse...

So rindo mesmo de tanta idiotice,sou enfermeira e me decepcionei muito com a profissão,justamente por esse tipo de comportamento dos colegas de trabalho,a minha família é muito unida,trabalhei no comércio muito tempo,sou muito fiel aos meus colegas,não dou corda para conversa fiada,porém,ja tive que engolir tanta coisa nessa profissão que me fez fazer concurso para a educação e graças a Deus estou saindo desse ninho de cobras de vez,consegui me efetivar como professora,adoro a assistencia ao paciente,sou muito humana no que faço,mas pra ser enfermeira é preciso além de muito jogo de cintura pra lhe dar com a inveja,com as fofocas da propria equipe,ter um corpo fechado,por causa do olho grande dos tecnicos e auxiliares,a inveja é tão grande que é perigoso neguim adoecer,cuidado colegas tem muito seca pimenteira nessa profissão,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Anônimo disse...

é sempre assim..enfermeiro querendo ser mais q tec. e médico querendo ser mais q enfermeiro...sou acd de enfermagem + tenho que reconhecer q as faculdades particulares estão jogando profissionais despreparado no mercado e q existe muito tec, mais competente q enfermiro e mais falta humildade no nível superior

claudia graf disse...

Não adianta uma discussão sobre esse assunto pois cada instituição de saúde tem sua própria rotina, cabe a nós aceitar ou não, mas sabemos que é difícel dizer não....

Anônimo disse...

Gostei bastante...obrigada.

Eu amo o que faço!!!!!!!!!!! disse...

O que eu acredito que está ocorrendo é que as pessoas de nível hierárquico inferior não se conformam com sua condição e querem denegrir e menosprtezar a imagem e competência de quem está em nível mais elevado. O Enfermeiro pode até não colocar "a mão na massa", porém essas são atividades para Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (é só ler as atribuições de cada profissional), mas se for necessário, ele põe sim!! É claro que infelizmente existem profissionais que literalmente fogem do trabalho, mas esses podem, ser Aux., Téc. e Enf. também, e vocês devem conhecer esse profissionais em todos esses níveis hierárquicos, assim como há também os Médicos, Advogados, Adm. de Empresas e etc..., mas vamos falar dos comprometidos com a profissão. Houve um tempo em eu não possuia nem Ensino Médio completo, estudei, fiz o curso de Auxiliar de Enfermagem, entrei pra faculdade e hoje sou Enfermeira Especialista em Obstetrícia, não fiquei parada criticando as pessoas, porque esse é bom ou aquele ruim, procurei crescer e dar bom exemplo para meus filhos. E uma coisa eu posso dizer com propriedade: Pior que escrever mal é perder tempo falando mal dos outros, não importa quem sabe bem ou mal a Língua Portuguesa, um cursinho dá jeito nisso, mas quem só se preocupa com os outros sem olhar para si mesmo, não cresce, estaciona!!!

JESIEL COSTA disse...

Boa-Noite! Sou técnico em Sáude Bucal (TSB), trabalho na areá da odontologia nível técnico.
Estava lendo esses comentários sobre os níveis de cada um,não sou enfermeiro ainda, mais breve serei. Mais o que venho a declarar é acho isso uma falta de respeito um para com o outro,por que todos são da mesma areá porém so mudam funções, mais acho que todos deveriam dar as mãos e ajudar uns aos outro, mais quanto a (evolução de enfermagem), técnico e auxiliar pela Resolução COFEN 311/07-Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem aplica-se à diferença entre Anotação de Enfermagem e Evolução não fazem evolução, fazem anotações necessária e concordo que aux/tec fazem anotações pois ajudam bastante ao enfermeiro. agora quem dara o parecer final é o enfermeiro depois da anamnese do paciente, e fora as ascultações que devem ser feitas diariamente, em quando o paciente estiver hospitalizdo.

pat disse...

que bafafa.. tinha que ser enfermagem !

Louralala disse...

Olha gostei muito do site, sou acadêmica de enfermagem e sei que tec,aux, parteiras e etc todos juntos temos que pensar em apenas uma coisa, o paciente.
As leis existem? Sim existem e devemos seguila até pela questão profissional, mais claro muitos enfermeiros aprendem com tecnicos e virce versa, o que temos que pensar não é quem não sabe, mas vc sabe? pode me ensinar, trocar experiencias, pois assim, podemos ser respeitados e respeitar o espaço do outro, perante Deus somos todos iguais e espero encontrar em minha jornada pessoas humildes pois ainda não tenho experiencia o suficiente na área mais ninguém no mundo é sabedor d tudo, então enfermeiros, médicos, nuntricionista, auxiliares etc, temos que pensar na multidisciplinariadade que é exatamente isso q a saúde esta precisando profissionais com trocas de experiencias e não profissionais medindo quem sabe mais. Na enfermagem aprendemos coisas de nutricionistas, médicos, mais não significa que iremos atuar na área deles, apenas para cmpreender como acotecem cada coisa e ter visão critica, entender também que se algo dá errado e o serviço prestado não era atribuição do enfermeiro, tec ou seja o que for, o único prejudicado será quem praticou o ato inlicito, não que a equipe não responda, pq todos respondem, afinal se trata de uma equipe e não euquie. Bom este é meu ponto de vista, respeito a opnião de vocês, espero que vocês pensem e reflitam que o nosso objetivo maior é o paciente. valeu bjus!

Anônimo disse...

muito booa sua evolucao ;;agora diz pra esses boi tabaco q pare de se entrometer nu q nao deve q qualquer tec ou a xiliar fas sim evolucao mas vc e tao educado q nao da o troco deixa q eu faço isso o idiotas q descordarao do amigo(a)ai vai tomar no cú chupao do meu cú gilete q raspei meu cu e veio cojm sangue e depois vc passou na tabaca da sua mae ... vai se foder otario e nao se intrometa mais ok da proxima vez vai ser pior

Anônimo disse...

muito booa sua evolucao ;;agora diz pra esses boi tabaco q pare de se entrometer nu q nao deve q qualquer tec ou a xiliar fas sim evolucao mas vc e tao educado q nao da o troco deixa q eu faço isso o idiotas q descordarao do amigo(a)ai vai tomar no cú chupao do meu cú gilete q raspei meu cu e veio cojm sangue e depois vc passou na tabaca da sua mae ... vai se foder otario e nao se intrometa mais ok da proxima vez vai ser pior

E.Gaspari disse...

OK! Cada um, tem total direito de expor suas idéias, e outros concordarem ou não. Porém,o primordial nisto tudo não foi mencionado. Nos atentamos à tantas coisas(atribuições,modelos,a quem compete isto ou aquilo...)e que, realmente tem sua importância dentro as competências de cada classe. A assistência ao cliente,(que é o foco principal)neste contexto,mereçe um esforço a mais de cada um, necessita ser prestada de forma humanizada,com seriedade e comprometimento de todos. Trocar experiências é importante e válido, más o trabalho multidiciplinar dentro do contexto hospitalar, é tudo. Abraços à todos! Aos colegas enfermeiros, PEGUEM MAIS LEVE!!!

Anônimo disse...

o mau de aria e a falta de uniao dos profissionais da aria
alem de ficarem discutindo temos é que nos unimos como clase...
so assim poderemmos mudar muitos coicas erradas...

Anônimo disse...

CARAMBA QUANTA BRIGA POR CAUSA DE UMA EVOLUÇÃO: VOU CONTAR UMA HISTÓRIA PARA VOCÊS QUANDO ERA AUXILIAR DE ENFERMAGEM E VI QUE OS TÉCNICOS QUEIRAM SER OS BONS FUI ESTUDAR PARA SER TÉCNICO DE ENFERMAGEM, QUANDO COMECEI A TRABALHAR VI QUE OS ENFERMEIROS QUERIAM SER OS MELHORES E ENGRANDECER EM CIMA DOS AUXILIARES E TÉCNICOS, FUI ENTÃO FAZER FACULDADE DE ENFERMAGEM. QUANDO ACHEI QUE IRIA TUDO SE NORMALIZAR VEIO OS MÉDICOS QUERENDO SER MAIS QUE EU UM SIMPLES ENFERMEIRO, ENTÃO FUI FAZER MEDICINA, QUANDO ACHEI QUE TUDO ESTARIA DO MEU JEITO, OS DIRETORES DOS HOSPITAIS ME COBRAVAM, ATUALMENTE ESTOU MESTRANDO EM MEDICINA ONCOLÓGICA E DOU MAIS VALOR PARA UM AUXILIAR E UM TÉCNICO DE ENFERMAGEM DO QUE PARA OS ENFERMEIRINHOS E MÉDICOS QUE SE ACHAM OS BAN BAN BAN. TEMOS OS MESMOS PROPÓSITOS DAR UMA BOA QUALIDADE DE VIDA AOS NOSSOS CLIENTES. IDEPENDENTES QUE CARGOS.

Anônimo disse...

meus queridos, fui auxiliar de enfermagem por 10 anos , hoje sou enfermeira a 3 e tambem sou professora em 4 escolas tecnicas de enfermagem. quem faz evolução de enfermagem é somente o enfermeiro, o auxiliar e tecnico faz anotação. cada categoria profissional tem ações privativas correspondentes a sua atuação. não é humilhação alguma aceitar que aux e tec não podem evoluir por falta de conhecimento cientifico.
vamos respeitar o espaço de cada um e os aux e tecnicos que quiserem evoluir podem sem problemas mas terão que fazer faculdade antes.

Anônimo disse...

Pessoal sou téc de enfermagem e desde antes de terminar o curso sempre fui cobrada pela evolucao de enermagem tendo provas para isso e hj trabalhando continuo sendo cobrada.os tec fazem evolucao de enfermagem sim e nao é apenas ssvv podem ter certeza disso.Mas gostaria que me mostrasse onde esta a lei que tec nao pode fazer evolucao de enfermagem pois ate hj nao vi essa lei e gostaria de ler do inico ao fim.Aguardo.obrigada.

Anônimo disse...

Este modelo é muito fraco não é cefalo caudal e não abrange tudo..........desculpe mais tenho que postar mina opinião sugiro o modelo SOAP

Fernanda CAra disse...

è muito importante quando a gente busca uma ajuda, encontra-la, como foi o caso agora. Estou cursando o curso Técnico em enfermagem e achei muito proveitoso o exemplo de evolução que foi postado aqui. Claro que cada um tem seu jeito de fazer e creio que devemos respeitar o colega e não critica-lo. Aliás, quem recorreu ao site para pedir ajuda, agradeça, se não gostou, procure outro, mas, acima de tudo, o profissional de saúde deve aprender a respeitar o próximo, para ter a certeza que respeitará o seu paciente na hora em que for cuidar do seu doente e por isso, o respeito ao indivíduo é o mais importante aqui. Não esqueçam que uma ajuda foi pedida e esta ajuda foi dada! Obrigada por isso.

Anônimo disse...

Todos os comentários aqui postados são válidos pois existem preocupações de todos em exercer da melhor forma a profissão, porém acho que é importante apenas enfatizar:
Anotação: É principalmente a anotação de procedimentos realizados,e um breve comentario do estado do pac.É a garantia e o respaldo de que você prestou cuidados e fez o que deveria fazer.
Evolução:É o relato escrito proveniente de um exame físico global ou específico do estado geral do paciente(privativo do enfermeiro).
Sucesso a todos!!! Renato Sabino

Anônimo disse...

Adorei a evoluçao. Me ajudu Muito. Eu estava um pouco desorganizada na hora de realizar e esse espaço aqui me ajudou muito.

Anônimo disse...

Eu tô achando q o pessoal não sabe a diferença entre anotação e evolução!!!

nil.m2 disse...

olá!
Achei um pouco incompleta a evolução, algumas informações desnecessárias,para o documento...
sou técnica de enfermagem,faço evolução,suturas,anotações,identifico patologias...etc tudo com conhecimento de base e não me troco por certos"enfermeiros"...concordo sim, lei é lei e tem que ser cumprida mas existem técnicos como eu que pode dar aulas a certos "enfermeiros".

nil.m2 disse...

Poderia ser melhor organizada a evolução!

Anônimo disse...

Sou auxiliar, técnico e me formo esse ano.Jamais!Em nenhum momento irei tomar conduta de um enfermeiro ou médico!Onde será esse lugar onde aux/téc faz sutura,evolução e dá o diagnóstico do paciente?Vc faz receita também?
Boa sorte aos futuros enfermeiros!Não é fácil o que nos espera!!!Abraços

nil.m2 disse...

Sinto muito se a instituição que vc estuda é fraca,e não dá oportunidades para aprender com coerência tais procedimentos...o que eu faço, faço-o com o aval da minha chefia e supervisionada por eles...sinceramente a única coisa que me falta mesmo é fazer o que vc citou,mas eu chegarei lá, não tenha dúvidas...se vc não sabia, fique sabendo que o profissional de saúde tem a obrigação de através de sinais e sintomas apresentados pelo cliente,reconhecer a patologia e oferecer o primeiro atendimento, e eu não tenho culpa se vc não tem essa capacidade...ha...e diga-se de passagem ainda estou no 3°semestre de enfermagem...

Anônimo disse...

Fraca é a instituição que vc trabalha!Me diga onde fica esse lugar onde vc faz sutura que eu preciso denunciar URGENTE para o COREN!!!E vc ganha a mais pra realizar procedimentos que não são de sua competência???Isso é triste...Ações privativas de outros profissionais sendo realizadas por auxiliar de enfermagem!

Anônimo disse...

sou recém-formado e fico muito chateado com nossa categoria, é muita desunida. o nosso colega so quis ajudar quem tem dificuldade, sabe por que os médicos são considerados como hérois?por causa da união entre si,coisa que falta para nós da equipe de enfermagem, seja enfermeiro tec/aux.

nil.m2 disse...

Imagine se fosse forte...compreenda estudante,o que eu faço faço com o AVAL de minha chefia e SUPERVISIONADA,captou?a sua opinião não me interessa ,só me faz concluir que infelizmente exitem ainda...pessoas como você...quando vc entender o verdadeiro sentido da profissão que escolheu e se dedicar a aprender ,mesmo os procedimentos que vc me condena por fazê-los com minha competencia e dedicação...aí sim entenderá o que estou tentando fazer com que me entendam...

nil.m2 disse...

Há...detalhe os procedimentos que eu faço,só me fazem ganhar mais e mai experiências...eu gosto da minha profissão...mesmo porque eu tenho tudo que desejo e não necessariamente porque trabalho...

Anônimo disse...

Gente vocês estão discutindo o mesmo assunto desde Janeiro, se eu não me engano! Isso é ridiculo! Pelo visto nem tecnico, nem enfermeiros sabem oq é realmente trabalho em equipe! Estou absmada! Uma empresa/hospital, necessita de uma equipe e não de um funcionário! A final, o que seria do medico se ele tivesse que prescrever, examinar, fazer medicações, cuidados, limpar o setor, trocar roupa de cama...e por ai vai...cada um no seu quadrado galera! BjoO fiquem em paz...

Anônimo disse...

Cada vez fico mais triste com essa prof q escolhi pra mim, só vejo gente louca falando mau dos outros. Amo a enfermagem, mais ainda bem q tive a oportunidade de fazer outra faculdade na nutrição nao tem desses tipos de assuntos muito menos falta de etica.
Pedro Henrique Enfermeiro e Nutricionista.

Alex Moreira disse...

FICO FELIZ COM ATITUDE DE CADA PROFISSIONAL, MAS TEMOS QUE RESPEITAR CADA UM COM SUA QUALIDADE ESPECIFICA, TÉCNICOS REALIZAM TÉCNICAS, OU SEJA, VC PODE ENSINAR UMA TÉCNICA A QUALQUER LEIGO, MAS A CIÊNCIA QUE SEMPRE VÁI DEFERENCIAR UM PROFISSIONAL DO OUTRO. O ENFERMEIRO ESTÁ MUITO ALÉM DE QUALQUER OUTRO PROFISSIONAL, ELE É O LIDER DE EQUIPE E TEM QUE SER RESPEITADO EM TODOS OS MOMENTOS.
MEUS CAROS TEMOS QUE OLHAR NOSSO CLIENTE COMO UM TODO, ASSIM MANDA O SUS, A TÉCNICA É LEGAL, PORÉM NÃO AJUDA EM QUASE NADA, MUITO MAIS QUE FAZER UMA PUNÇÃO PERIFÉRICA, OU PROCESSAR UM CATETER, EXISTE UM SER HUMANO QUE DEVE SER OLHADO COM OLHOS DA CIÊNCIA, POR QUE NÃO CUIDADOS DE EXTRA TERRESTRES E SIM DE SERES HUMANOS. ABRAÇOS A TODOS DOUTORES ENFERMEIROS, E AOS AMIGOS TÉC. ENF

Anônimo disse...

gente isso é rediculo é uma vergonha quem faz ou deixa de fazer,evolução isso nao importa muito o paciente que, amor atenção,que a sua ajuda. todos na area de saude estao ali com um unico objetivo promoção, prevenção da saude ninguem é melhor que ninguem meus amore somos todos iguais perante a deus.
ok parem fica um fica batendo boca é mostre o seu talento la essa evoluçâo é so pra ajuda a gente clarear nossas ideias cada um faz sua evoluçâo do seu geito ok

Anônimo disse...

Oláh!!!!!!Gostei da evolução postada.......parabéns.......
E outra coisa.......o profissional téc.de enfermagem faz a anotação de enfermagem e o enfermeiro faz a evolução de enfermagem......cada uma com sua importancia...sabemos da demanda de profissionais nos hospitais.........por isso que os técnicos de enfermagem aprendem a fazer uma evolução de enfermagem pois no dia-a-dia muitas vezes são eles que fazem as evoluções...isso ajuda tanto ao enfermeiro quanto ao próprio tecnico de enfermagem pois só agrega conhecimento a ele....Acho que o importante é o cuidado ao pct.......e não ficar discutindo quem faz o que!!!!
Abçs..vlw

Anônimo disse...

Gostaria de comentar sobre a discursão levantada sobre o que é de atribuição de que?.Observei muitos profissionais enfermeiros e tecnicos discutindo e descordando de que seria a atribuição. Hoje mediante a esses conflitos de opniões gerados na classe tenho uma opinião formada e acredito que seria a única saída. essa opinião é a de se contratar apenas enfermeiros para o cuidados sendo os mesmos distribuidos no setor e selecionado em protocolo o enfermiro lider o burocratico e o assistencial.so´assim acabaria definitivamente essa desunião na classe.mas infelizmente nesse pais de corruptos dificilmente consiguiremos encontrar essa solução. dai a profissão corre um serio risco de ser ridicularizada ainda mais.

Anônimo disse...

ola o arquivo do manual de pre-natal nao esta funcionando poderia me enviar pois estou muito necessetado deste material
e so enviar por email:elterfaria@gmail.com.
desde já agradeço

Anônimo disse...

Meus queridos, tem um "Enfermeiro" ai em cima que relata que o técnico de enfermagem não faz evolução, pode até ser que exista uma lei que não podemos fazer esse procedimento, mas isso está longe da realidade de algumas pessoas, moro em um lugar que fazemos muito a parte do ENFERMEIRO de nível superior, então quando for se expressar Querido, não dê certeza e nem diga que não se pode isso ou aquilo até porque existe realidades diferentes. Abraços

Anônimo disse...

Estou chocada com tanta desunião! Sou tec de enfermagem e vejo a diferença de tratamento de muitos profissionais, tanto aux. tec. enfermeiros e médicos e acho que isso nao tem a ver com o cargo e sim com a índole da pessoa. Muitos enfermeiros quando chegam no campo não tem experiência e são ajudados por aux. e tec. e não vejo nada de mais nisso. Existem também aqueles tec. e aux. que fazem curso superior e mudam de atitude totalmente esquecendo que não nasceram enfermeiros, mas como eu disse isso vai da pessoa. A evolução acima, tenho certeza, vai ser de grande valia, pois evolução de enfermagem é hoje algo que precisa ser melhorado!

Anônimo disse...

Escolhemos uma profissão maravilhosa, temos que nos unir e não espalhar... temos que ajudar uns aos outros... pois no tempo de curso de aux/ tec e ou facul, no unimos qdo nos tornamos profissionais espalhamos... temos que ajudar uns aos outros... assim podemos mudar a saúde do Brasil com toda a certeza, pois temos consciência que muitos Cliente (não gosto de usar este termo pois não vendemos saúde)/ Paciente (Esse acho adequado, pois a pessoa ali tem que ter paciência para passar por todo o processo até a melhoria de sua enfermidade) estão ali somente por uma mera atenção ou para o aconchego de uma familia (é isso que somos uma familia)... Temos a evolução de Aux/Tec de enfermagem sim... o que muda da evolução de Enfermeiro, são as auscultas e alguns termos que só os enfermeiro podem dizer...

Anônimo disse...

Olha gente, eu trabalho na santa casa de Belo Horizonte, sou tecnica em enfermagem e ao contrario do q o nosso amigo disse é uma de minhas funçoes a evolução de enfermagem. Todos os tecnicos da santa casa fazem e muito bem feitas as evoluçoes, entao querido procure se informar melhor, pois na verdade quem poe mesmo a mao na massa somos nós tecnicos. Me fala a verdade, vc prefere q um tecnico ou um enfermeiro te aplique uma injeção??? rsrsrs

Anônimo disse...

Prezados enfermeirandos, técnicos, auxiliares e profissionais de enfermagem, a EVOLUÇÃO de ENFERMAGEM é sim uma atividade privativa do enfemeiro! O que vocês estão confundindo é em relação ao REGISTRO DE ENFERMAGEM ou também chamado ANOTAÇÃO DE ENFERMAGEM que desrespeitam ao MOMENTO do PROCEDIMENTO realizado no paciente enfermo.Esta anotação é feita logo depois da realização do procedimento.Por exemplo: passagem de uma sonda vesical de demora(SVD).Ao contrário de uma EVOLUÇÃO de ENFERMAGEM que cabe privativamente AO ENFERMEIRO realizá-la pois esta representa,como o nome já diz a Evolução pela qual o paciente passou depois de ter sido realizados vários PROCEDIMENTOS para a tentativa de seu alívio ou cura!Diferentemente da Evolução que é feita no final do dia,constando todas as ocorrências tidas pelo paciente naquele dia(sua melhora e/ou piora) geralmente na passagem dos plantões de um enfermeiro para outro!Assim, a evolução cosntitui mais uma etapa do PROCESSO DE ENFERMAGEM(Anamense,Diagnóstico,Anotação, Evolução e Assistência), ao qual o enfermeiro está capacitado a realizá-la devido ao seu grau de formação ser superior ao de um técnico ou auxiliar!
E o enfermeirando deve passar por esse processo para que possa aprender como é feita corretamente e no futuro possa gerenciar uma boa equipe em seu plano de assitência prestado ao cliente de acordo com a instituição de trabalho!

Anônimo disse...

Sabe qual é o maior problema da enfermagem, o enfermeiro quer ser melhor que o tecnico, más no final das contas todos são TAREFEIROS, de que serve um enfermeiro com pós doutorado em obstetricia que atendeu uma gestante 32 semanas politraumatizada sem sinais vitais e ao uso do sonar constata 150 bcf????130..110...90...70...60...35...00000000000000000000000000.humildade tá longe em.

Anônimo disse...

No meu curso de Téc. em Enfermagem aprendi que devemos faze assim:
Devemos usar o SOC
S=Subjetivo-o que o paciente refere
O=objetivo-oque eu observo
S=o que eu faço,conduta

Pq não devemos colocar valores nas evoluções?

Anônimo disse...

Vcs todos são muitos achados...Enfermeiros...São profissionais que quando chegan dentro de um hospital parece um bando de bamb.

rosi disse...

A intencao e valida, mas, a objetividade e essencial. A evolucao nao tem um padrao unico, cada enfermeiro na sua vida profissional cria o seu estilo, no entanto vale ressaltar, que a prioridade sao as alteracoes pelas quais o paciente foi internado e a evolucao serve como guia para acompanhar essa melhora, vinda da intervencao medica e dos cuidados executados pela equipe de enfermagem....Melhoramos a cada dia e a sua ajuda e valida pra quem esta coomecando nessa carreira da qual faco parte com muito orgulho.

izaias disse...

ACHO INCRÍVEL OS ENFERMEIROS, FALAREM TANTA MERDA COMO EU VI NOS POSTS ACIMA!!!
GENTE PELO AMOR DE DEUS, SOMOS TODOS UMA EQUIPE!! AINDA NUM ENTENDI O POR QUE DESSA BRIGA TODA ENTRE A ENFERMAGEM!!!!

PAREM DE SER HIPÓCRITAS E ACEITEM AS DIFERENÇAS!!!!!

PS: TÉCNICO FAZ ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM!

Dani (acadêmica de enfermagem) disse...

Estou profundamente triste e decepcionada com tamanho descaso encontrado nesses comentários que só serve para manchar a nossa profissão e a dos outros. No serviço de saúde não deve existir disputa, pois objetivamos um interesse em comum: A recuperação da saúde dos nossos clientes/pacientes. Portanto, vamos nos unir, pois só assim conseguiremos conquistar o tão merecido "reconhecimento"
A união faz a força!!

Anônimo disse...

Se a enfermagem continuar UNIDA tal como expresso nos "posts" acima, será uma calamidade. De nada adiantará readequação salarial e de jornada de trabalho se a própria equipe se desvaloriza! Penso só não termos conseguido ainda pelo ESPÍRITO de INDIVIDUALIDADE expresso em nossa classe! E depois queremos criticar médicos e fisioterapeutas, que estão conquistando seu espaço graças a avença, fraternização e juntura dessas classes.

Anônimo disse...

Meu Deus quanta idiotice, quanta imaturidade de TODOS os Tecnicos, Auxiliares e Enfermeiros que estão postando, todos querendo mostrar quem sabe mais, querendo mostrar a hierarquia que existe, quem é melhor no português kkkk deixa de besteira gente sem conteudo, ao invés de falar, falar e falar... vão mostrar o que vcs realmente sabem fazer na PRÁTICA que é o mais importante.

Anônimo disse...

Espero que têcnicos e enfermeiros se respeitem pois somos da mesma aria independente do cargo, estudamos para salvar vidas e não para ficarmos discutindo de quem é a obrigação de fazer evolução .Em fim vamos nos umir em pro de salvar vidas .

Alexandre Federal disse...

*É simples assim:
- Enfermeiro realiza Evolução de enfermagem, Lídera a equipe, realiza procedimentos de enfermeiro e orienta o que o téc. tem a fazer;
- Téc. de enfermagem realiza Anotação de enfermagem, procedimentos técnicos (ex: Punção) e obedece o Enfermeiro.

Isso é a realidade...

Dr. Enfermeiro Florence disse...

Mais quem Lasca o Enfermeiro é a existência do técnico de enfermagem...
Eles querem se meter na nossa parte... Alô Técnicos... não confudam... VCs não são enfermeiros... VCs são técnicos... querem ser enfermeiros??? vão fazer faculdade...
Isso tem que acabar... Não existe Técnico em Medicina...
VCs são uma vergonha, e fazem tudo errado, procedimentos sem técnica antisséptica... VCs fazem um cursinho de 1 ano e meio, e querem ser enfermeiros????
putzzzz...
O nome de TÉCNICO DE ENFERMAGEM, deveria ser subistituido por T
TÉCNICO DA SAÚDE...muda o nome e acaba a briga que esses técnicos invejosos que lotam essas faculdades particulares promovem...
se manquem...

resposta,,, estou esperando....

....iai????

Anônimo disse...

Esses comentários, mostram o nível em que a esfermagem se encontra. decepcionante...

Anônimo disse...

que vergonha.

Anônimo disse...

falta maturidade...

Anônimo disse...

quantos erros de português...

Sérgio disse...

Más vamos seguindo em frente... não podemos deixar de promover a saúde...

Anônimo disse...

É verdade, esse Sérgio tem Razão, devemos continuar a promover a saúde, mais o Dr. Florence tem razão também... Poxa, os técnicos se metem demais, troca o nome de Técnico em enfermagem, poxa, não existe o técnico de Farmácia, técnico de Nutrição, técnico de medicina. técnico de odontologia,,,
enfim, poxa, muda isso ai..

Ai ainda vem a novela da GLOBO - INSENSATO CORAÇÃO e acaba com a gente... que triste, COFEM faz alguma coisa poxa...

.....

rafael disse...

Olha! Primeiramente um salve a todos aí que deixaram aqui seus comentários e opiniões. É incrível notar que até os dias de hoje se vêem brigas por tão poucas coisas. Estou terminando o Curso Técnico em Enfermagem (1 ano e 11 meses), sempre convivi com a indiferença entre os profissionais da saúde principalmente de Enfermeiros com Técnico de Enfermagem e vice e versa. Aqui não vi nada a menos do que vejo na prática, aliás, lá tudo é como muitos já disseram aqui, os técnicos realizam diversos procedimentos e ''alguns'' que não podem fazer mas não por serem atrevidos ou porque querem se meter na nas obrigações do ''Enfermeiro'' como disseram e sim porque a nossa profissão vale vidas! Em algumas situações antes de realizar tal procedimento e feita uma ligação para o Médico do paciente ou ao Enfermeiro responsável pelo setor que não pode estar presente no momento, aí sim tomamos a decisão de realizar ou não assumindo toda e qualquer responsabilidade. Sem contar que o Enfermeiro recém formado (As vezes não)em questão de prática e técnicas está bem atrás dos Técnicos de Enfermagem que tem uma maior desenvoltura nesses procedimentos. Não estou do lado dos Técnicos, estou do lado da vida! Também não posso deixar que digam tantas coisas que na verdade não são como falam. Eu mesmo agora em Março vou começar o superior em Enfermagem, e sempre, com os pés no chão pois sei que não sou melhor do que ninguém e se tratando de conhecimento, quando você acha que sabe alguma coisa é aí que você percebe que ainda falta muito. Sempre dei valor a todas profissões dentro de uma unidade hospitalar, desde o Porteiro, a Faxineira, Paciente, Profissionais da Saúde até a autoridade máxima da mesma, dando seu devido valor e tratando com respeito a todos por estar ciente da importância de cada um naquele local. Quero dizer também que a cada dia que passa me vejo mais apaixonado por esta profissão e tenho certeza que farei o possível para me tornar referência na área. Um abraço a todos e ótimo curso e profissão seja em nível Técnico ou Superior.

Denize disse...

Amigos de profissão, fui Auxiliar de Enfermagem, Técnica de Enfermagem e hoje sou Enfermeira, até hoje não vi e nem ouvi dizer que na nossa profissão há união. O que me deixa muito triste! Por conta disso, um acha isso de um, e o outro acha isso do outro. Que vergonha gente! Vamos nos ater ao que aprendemos que é salvar vidas! Pra que competir, se no final um precisa do outro? Vocês veêm isso com os médicos? Não! Um médico não fica perdendo tempo em macular o outro.
Vamos nos unir, e brigar sim por melhores salários e escalas de serviços.
Desculpe se alguns não gostarem do que escrevi, mais é isso que penso.

Anônimo disse...

è isso mesmo gente, nao sei de onde sao os colegas mas falo amesma coisa,sou do ES,e aqui està impossivel trabalhar,um colega querendo ferrar,è esse mesmo o palavriado,FERRAR, um ao outro,e os medicos morrem de rir da nossa ignorancia.Vamos nos unir,tà cada vez mais dificil,trabalhar nessa area.Vamos nos organizar e mostrar que merecemos ser respeitado,a começar por nòs mesmo.Obrigada!!!!!!!!!!!!

Nadia disse...

Sobre a evolução: nunca fiz uma como técnica, escrevo anotações e SÓ até porque não teria tempo de evoluir a quantidade de pacientes que cuido e dar conta do meu trabalho, se querem evolução a enfermeira que fica a maior parte do tempo com uma planilha na mão que faça. Eu tenho que ver SV, passar para as pastas, medicar CPM se ocorrer alguma alteração, informar para enfermeira, preparar e administrar medicação CPM, fazer higiene, trocar curativos, coletar material para exames, quando tenho sorte fico com 1 dependente, mas e quando tenho mais.... Evolução só em sonho. Sei puncionar com abocath e muito bem, porem acho um DESAFORO fazer porque tenho outras incumbências que uma enfermeira só faz quando não tem jeito.
Não estou dizendo que TODAS as enfermeiras são ruins, porem existem uma porcentagem daquelas que acham que o técnico tem que se explodir porque não tem faculdade, porem nem todos tem os requisitos necessários (DINHEIRO e tempo) para fazer faculdade.
A desunião acontece da seguinte maneira: a coordenação de enfermagem(uma enfermeira) adora enfermeira de um turno que FERRA enfermeira do outro turno, então a enfermeira ADORA quando um técnico da sua equipe vem e mostra os erros que os colegas fazem (não trocar soro, curativo, banho, drenagem, etcs-quem é da área sabe o que estou falando) e acaba virando o plantão da tarde contra o plantão da manhã que é contra o plantão da noite.
ME DIGAM SE NÃO É A VERDADE.
Trabalho como técnica mais de seis anos e é isso que tenho visto.
Se "as enfermeiras(os) superiores" parassem de "arretar" os funcionários a ferrarem uns aos outros com certeza as coisas seriam diferente. Graças a Deus no meu andar as coisas andam na linha e quando as coisas saem do rumo as enfermeiras conversam entre si na troca do plantão e tudo é resolvido na hora sem envolver coordenador de enfermagem e assim acabou com as fofocas.
Outra coisa: quanto erro de português, muita gente comendo letra, trocando C por S e outros erros FEIOS e o correto é MAS não MAIS.

GERALDO M SANTOS (estudante de enfermagem - UNINOVE) disse...

Uma coisa é certa....onde está o corporativismo?
Por que os médicos quase não perde seus CRMs? Corporativismo é isso que falta na enfermagem....CORPORATIVISMO.

kaliza kary disse...

Gente o que observo aqui é uma tremenda desunião da classe, somos todos da mesma equipe, técnicos não sobrevivem sem enfermeiros e tampouco nós enfermeiros sobrevivemos sem os técnicos, temos que dar as mãos e abraçar a causa chamada SAÚDE E HUMANIZAÇÃO. Técnicos fazem anotações de enfermagem, evolução é privativo do enfermeiro, é LEI e isso tem que está na 'ponta da língua' para evitarmos transtornos futuros, assim como evolução médica é privativo do médico, a nutrição tem sua peculiaridade e assim sucessivamente. Nós que estamos entrando no mercado agora temos que trabalhar e mudar essa mentalidade de rivalidade entre enfermeiros, técnicos e médicos. Somos mãos usadas para melhorar vidas e que privilégio nossa profissão, portanto vamos usar o blog para trazermos novidades, coisas produtivas, desta forma com certeza estaremos contribuindo para uma SAÚDE melhor!!! Bjooos.

Gabrielle disse...

obrigada, vc nao imagina como me ajudou! Deu uma luz e tanto para minhas dúvidas =]

Anônimo disse...

muito bom essa sua evolução!
obs: por isso que os médicos são respeitados, por serem unidos, que pena que a enfermagem não é assim!

tatiane disse...

ENFERMEIRA SSP:
AS VEZES FICO CHOCADA COM TANTOS COMENTARIOS MALDOSOS....EM UMA MESMA CLASSE QUANTA DISCORDIA E BRIGAS POR HIERARQUIAS,REFLETINDO BEM PODEMOS PERCEBER O PORQUE QUE A ENFERMAGEM NÃO CONSEGUE SEU RECONHECIMENTO COMO MERECIA,PERDE-SE MTO TEMPO ALFINETANDO UNS AOS OUTROS INVES DE URNIRMOS E CONSEGUIRMOS RESPEITO, MELHORES SALARIOS E O PRINCIPAL PROMOVER SAÚDE ,PRINCIPALMENTE ENTRE NÓS MESMOS.TODOS NA ENFERMAGEM TÊEM SEU VALOR , SÃO IMPORTANTES,SÃO CAPAZES.AOS ENFERMEIROS QUE ACHAM QUE TECNICOS NÃO PRESTAM FAZEM TUDO ERRADO "CADÊ VC ENFERMEIRO QUE NÃO CAPACITA SUA EQUIPE???",QUE PERDE TEMPO FALANDO MAL E NADA FAZ!!!!!!!!!" E A VC TÉCNICO QUE ACHA QUE ENFERMEIRO NÃO FAZ NADA" FIQUE UM SÓ DIA NO NOSSO LUGAR QUE SABERÁ!!PESSOAL ABREM OS OLHOS O MUNDO E GRANDE , SOMOS TODOS IGUAIS, TANTO FAZ SER ENSINO SUPERIOR OU TECNICO O IMPORTANTE E SE FAZER O QUE GOSTA E TE COMPLETA...O DIA QUE PARARMOS DE APONTAR DEFEITOS E BUSCAR MAIS SOLUÇÕES COM CERTEZA SEREMOS MAIS FELIZES !!!!!ACHO QUE TANTO NA FACULDADE COMO NA ESCOLA TECNICA DEVERIA TER A DISCIPLINA COMO DEVEMOS RESPEITAR O OUTRO INDEPENDENTE DE SUA CATEGORIA.....

AINDA ACREDITO NO AMOR ENTRE OS SERES HUMANOS !!!!!

Anônimo disse...

vão estudar mais bando de desocupados!

Lorena Santos disse...

Muito bacana o modelo,ajudou bastante!

Trindade festas disse...

Bem sua evolução ficou ótima porém vc deve reever alguns pontosque talvez sejam desnecessarios em seu relatório tipo, o termo PACIENTE naum esta sendo usado mais pois, o prontuário já é do PACIENTE e todas as informações contidas nele já se referem ao mesmo.. Obrigado

K@rol Sirufo. disse...

Sou tecn.e sinceramente não tenho o mínimo interesse de fazer o Trabalho do "Enfermeiro" se é ele quem tem que fazer "oba-oba" faça...Agora não venham aqui menosprezar o Trabalho dos outros existe hierarquia??existe...porém a "maioria" dos enfermeiros só usam a Escadinha para pisar nos outros.Quanto aos tecn.larguem se serem bobos,pra que querer ser + "não ganhamos para isso" o povo Burro,ficam esquentando a cabeça,façam seu trabalho e ponto final,eu trabalho dessa forma e sou muito Feliz,é o enfermeiro quem tem que fazer então vou lá no Santo Repouso do tal e o acordoo para trabalhar,hahaha é muito bom gente acordar um enfermeiro para fazer EVOLUÇÃO...kkkk... Ué não é assim que deve ser???ufaa menos um trabalho para enfermagem oras bolas...Um beijo Pessoal...

Edicleia Ramos disse...

Mto bom Karol,sou estudante do tecnico e penso semelhante a voce, ja trabalho na area, e graças a Deus tenho uma chefe maravilhosa, humilde e que tem Deus no coração,e tenho mestres em enfermagem que me dão aulas que são um verdadeiro show de conhecimentos, e nem por isso são mesquinhos como esses idiotas, voltem pra sala de aula aprender um pouco mais, atualizar-se faz parte da nossa profissão. HUMANIZAR-SE também

Gabi &; Welton disse...

Nossa muito boa a evolução adorei me ajudou bastante.....
Parabéns está perfeito....

Anônimo disse...

Gostei da evolução de enfermagem, cada um que estuda e entende do assunto sabe onde dá pra melhorar um pouquinho mais.
Quanto as demais postagens...que horror!!!!!! Sem mais palavras.

Anônimo disse...

Gostei da evolução de enfermagem, cada um que estuda e entende do assunto sabe onde dá pra melhorar um pouquinho mais.
Quanto as demais postagens...que horror!!!!!! Sem mais palavras.

Carlos Costa disse...

Gostei, parecido com o que eu costumo fazer... sou também aluno do 4º ano de enfermagem, esou indo para o meu internato e pretendo realizar modelos de evolução de enfermagem como esses... se vc quiser entrar no meu blog tbm, o endereço é: enfermagemsaudavel.blogspot.com

Anônimo disse...

gostaria de saber pq tanta rivalidade, tanta desuniao entre a classe de enfermagem. talves se fizessem seus trabalhos como quando fizeram seu juramento, não teriam tantos pacientes jogados nos corredores dos hospitais e tantas mortes de pacientes por erros de enfermagem. existem tanto o que fazer pela saude e vcs discutindo quem deve fazer evolucão de enfermagem.

Diego Celso disse...

Nossa,sou grato de mais a enfermagem superiores sem pronceitos aos tecnicos...parabenizo-as muito por postar novos modelos em explos de evolução.
foi muito valido pra mim.

Anônimo disse...

anônimo disse...Em vez de discutirem como fazer uma evolução ou anotação de enfermagem,procurem se atualizar nas informações,hoje em dia não se fala CAFALO CAUDAL,mas sim CÉFALO PODAL, porque ninguém tem cauda,mas a avaliação anatõmica é feita CEFALO PODAL,da cabeça aos pés.

Anônimo disse...

PS.: o tecnico de enfermagem faz ambas tanto anotações quanto evoluções !!

Acho que deveriam se atualizar e deixar de lado o preconceito com o tec de enfermagem pois somos nós que que contribuimos para o seu trabalho!!!

Jessica disse...

Sou acadêmica do 8º período de enfermagem. Não tenho muita experiência prática para falar sobre os "conflitos" da enfermagem, porém, já tem algum tempo que percebi essa desunião entre os téc.aux. de enfermagem e os enfermeiros, principalmente por já ter vivenciado uma situação extremamente desagradável em um estágio onde precisei e solicitei a ajuda de uma téc. de enfermagem e ela simplesmente me ignorou. Como futura enfermeira, não tenho dúvidas que preciso, e muito, de uma equipe para trabalhar e sem os técnicos o meu trabalho não existe, sei que não daria conta sozinha. Não consigo entender o porque disso tudo, os prejudicados somos nós mesmos e nunca chegaremos a lugar nenhum se não nos unirmos. Cada um deve exercer suas respectivas funções e se o enfermeiro julgar necessário e confiar na sua equipe, porque não delegar? essa é uma de suas funções. A nossa profissão é linda, independente se for o nível técnico ou superior. Vamos realizar um trabalho humano, todos em busca do mesmo objetivo! Quando escolhi a enfermagem não foi por retorno financeiro e nem porque via o enfermeiro acima de ninguém, pelo contrário, foi porque sinto que posso ajudar as pessoas, nossa profissão (enfermagem no geral) exige mais do que conhecimento científico e técnico, exige qualidades que devem fazer parte do ser humano; caráter, humildade, solidariedade, amor ao próximo, doar-se integralmente; precisamos colocar o ser humano em primeiro lugar e isso inclui nossos COLEGAS de trabalho. Por trás de uma boa equipe existe um bom enfermeiro!

Letícia disse...

Sou formada em Farmácia mas estou afastada,penso em fazer o téc. em enfermagem,e acredito que seja uma bela profissão.Lógico que nesta área o enfermeiro é o chefe,e deve se portar como tal,pretendo trabalhar na área de neo ou prestar concurso público.Aos futuros colegas peço que unam-se por um bem maior:a VIDA

lemore disse...

OLÁ AMIGOS, ADOREI TODAS AS DICAS DADAS AQUI. ME AJUDARAM BASTANTE HOJE, SOU ESTAGIÁRIA DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM, ESTOU NA PSIQUIATRIA E ESTAVA MEIO CONFUSA. QUANTO AS EVOULUÇÕES SE SÃO OU NÃO FUNÇÃO DO TÉCNICO É UMA NOVIDADE PARA MIM ESSA DISCURSÃO, POIS ATÉ AGORA FOI COLOCADO COMO OBRIGAÇÃO PARA NÓS POIS SOMOS OS OLHOS DA ENFERMAGEM, SÃO OS TÉCNICOS QUE AVALIA ANTES PARA DEPOIS ENCAMINHAR PARA OS MÉDICOS...A EQUIPE TRABALHA NUM TODO EM PROL DO PACIENTE...E OUTRA APRENDER NUNCA É DEMAIS..BJUS Á TODOS!

Anônimo disse...

não é nenhum pouco valida essas informações...
esta completamente errônia

Anônimo disse...

Acho que as discordancias sempre irão existir nessa classe de profissionais de Enfermagem. Acredito que a culpa está atribuida aquele ENFERMEIRO que não tem fundamentação cientifica para reconhecer e praticar as atribuições que a ele compete. Pois, os enfermeiros também são responsavéis pela formação do tecnico de enfermagem logo subentende-se que a falta de conhecimento e certas condutas adotadas pelo tec. de enf.são originados pela sua má formação. Enfermeiro

Anônimo disse...

valeu.. obrigado pela ajuda!!!

Anônimo disse...

Amei sua evolução está muito boa,parabéns! espero que ajude outras pesoas sempre que precisar,pois eu precisei hoje e aprendi ! abraços a esta equipe!!richard!

Anônimo disse...

estou terminando o tec de enfermagem,e estou aprendendo a fazer evoluçao,gostei muito das dicas,a uniâo faz a força.

enf° michel disse...

Poxa ñ entendo pq profissionais de enfermagem brigam tanto(enf x tec)nós somos da mesma família "os anjos da saúde" devemos nós unir, e quem ganhará com isso é a assistência prestada ao paciente.

Anônimo disse...

REALMENTE É FUNÇÃO DO ENFREMEIRO FAZER A EVOLUÇÃO, SÓ QUE NA PRATIICA NÃO ACONTECEM, SÓ FICAM NA TEORIA MESMO.

andreia disse...

sou estudade do curso tecnico em enfermagem,já estou estagiando e gostaria de saber afinal, fazemos ou nao fazemos evolucao de paciente?

Augusta Magalhães disse...

Ei pessoal!vamos continuar nos dando as maos para que juntos não deixemos á saúde ficar mais desvalorizada do que já está, se os próprios profissionais continuarem a desvalorizar o trabalho de cada um seja téc.,seja enf. ou médico, o que sera da população, e quem vai nos dar valor,todos nós técnicos sabemos que tem coisas que não podemos fazer por causa da lei dos homens, mas isso não quer dizer que não sabemos fazer, mas se o enfermeiro estudou e se formou para fazer esse determinado procedimento porque que eu como téc., vou querer fazer mais do que esta ao meu alcance,se eu já tenho muito trabalho, o téc.,tem um papel muito importante, sem o téc.,o enfermeiro fica, muito atarefedo e sem o enfermeiro o médico também fica, então meus irmãos somos um dependendo do outro. uma mão lava a outra e as duas batem palmas.sou católica da igreja de santa clara,paróquia são raimundo nonato,são luis-MA,que Deus abençoe a todos e ao nosso trabalho que é lindo, maravilhoso aos olhos de Deus vc de alguma forma poder ajudar ao irmão e lógico ter de onde vc tirar o seu dizimo.bjos.

Alessandra. disse...

Bom li boa parte dos comentarios dos colegas e assim so confirmamos o quanto a enfermagem e' desunida, pois dificilmente vemos isto entre medicos.. Sou enfermeira recem formada e vejo nossa clase de profissionais como os membros do corpo, do que adianta ter dedos se nao temos as maos?? De que adianta ter tecnicos sem enfermeiro e vice e versa, costumo dizer para minha equipe que nao sou melhor apenas exercemos funções diferentes, tenho tecnicos que sabem muito mais que eu e continuarao sabendo pois tem 20 anos de profissão, porem, isso nao lhes da o direito de fazerem uma sondagem vesical de demora pois isso e' responsabilidade minha, por mais que saibam, um tecnico nao pode fazer uma evolução de um exame fisico e ou de uma consulta, pois isso que faz e' o enfermeiro. Mas você pode sim, colocar procedimentos que você fez, queixas, reações, PA... Claro que existem tecnicos que fazem sutura e por sinal ja vi quando era estagiaria, mas ele coloca seu emprego seu registro em risco. Isso e' uma discursão lamentavel e desnecessaria pois precisamos de unir, vejo tecnicos que defendem um medico ao invez de um enfermeiro, e durante uma reunião o mesmo medico questiona a conduta e ate a permanencia deste tecnicos. Entao fica o conselho, vamos nos unir por que muitos tecnicos que desdenham enfermeiros estão preststando vestibular de enfermagem e amanha passarão pelas mesmas queixas de sua equipe tecnica, e enfermeiros que inferiorizam sua equipe tecnica cuidado amanha ele pode saber mais do que voce e amanha tomar o seu lugar..... União e' disso que precisamos.... Abraços

Patrícia disse...

Boa tarde, sou a Patricia, Enfermeira, estou com muuuita vergonha de tudo que li aqui, a intenção da colega foi ajudar e o que todos fizeram foi criticar e mostrar o quanto são sem ética. Pessoal, vamos deixar as diferenças de lado, evitar os comentários maldosos.

Thamy Silva disse...

Nossa galera,, sempre ouvi dizer que a enfermagem era uma classe desunida, mas nem de longe imaginei que fosse tão ruim assim!! estou cursando téc em enfermagem á oito meses, e confesso que tudo que li aqui me desencorajou um pouco. É triste perceber que o ser humano é capaz de tanto por tão pouco. A intenção do colega ao postar as informações era prestar ajuda, isso foi feito, fato. Mas o interessante é que as pessoas se preocuparam em ler nas entrelinhas, e encontrar um motivo que gerou essa discussão que já dura mais de um ano! É por isso que a assistência está tão caótica,, usamos o melhor do nosso potencial em argumentos que alimentam uma briga tola. Por não fazer isso dentro do nosso contexto de trabalho?? Bem sabemos que as funções deveriam ser melhor definidas; enfermeiro fazendo somente trabalho de enfermeiro, téc nico fazendo apenas o trabalho de técnico,, enfim... Mas, infeliz, ou felizmente a realidade não é essa, e para que tudo aconteça o trabalho tem de ser realizado em "EQUIPE". E a equipe somos nós, não quem criou e cria as leis. Enfermeiros parem de menosprezar a capacidade dos técnicos; técnicos, sejamos menos indisciplinados. Vamos estudar gente, vamos melhorar. Independente da função/cargo/atribuição das classes, devemos ser bons naquilo que fazemos, afinal de contas, é isso que nos torna profissionais.

Thamy Silva disse...

Nossa galera,, sempre ouvi dizer que a enfermagem era uma classe desunida, mas nem de longe imaginei que fosse tão ruim assim!! estou cursando téc em enfermagem á oito meses, e confesso que tudo que li aqui me desencorajou um pouco. É triste perceber que o ser humano é capaz de tanto por tão pouco. A intenção do colega ao postar as informações era prestar ajuda, isso foi feito, fato. Mas o interessante é que as pessoas se preocuparam em ler nas entrelinhas, e encontrar um motivo que gerou essa discussão que já dura mais de um ano! É por isso que a assistência está tão caótica,, usamos o melhor do nosso potencial em argumentos que alimentam uma briga tola. Por não fazer isso dentro do nosso contexto de trabalho?? Bem sabemos que as funções deveriam ser melhor definidas; enfermeiro fazendo somente trabalho de enfermeiro, téc nico fazendo apenas o trabalho de técnico,, enfim... Mas, infeliz, ou felizmente a realidade não é essa, e para que tudo aconteça o trabalho tem de ser realizado em "EQUIPE". E a equipe somos nós, não quem criou e cria as leis. Enfermeiros parem de menosprezar a capacidade dos técnicos; técnicos, sejamos menos indisciplinados. Vamos estudar gente, vamos melhorar. Independente da função/cargo/atribuição das classes, devemos ser bons naquilo que fazemos, afinal de contas, é isso que nos torna profissionais.

renas disse...

nossa como é impressionante a capacidade das pessoas em brigar por pouca coisa. gente pelo amor de Deus, só porque uma pessoa discordou de outra não significa que ela queira desmerecer-la, no nosso dia a dia nem sempre vamos concordar com que o outro pensa.e é por isso que nossa classe nunca vai ser unida, por motivos fúteis e sem significância as pessoas brigam, e começam a falar coisas que desagradáveis.
pensem nisso a nossa classe não precisa ser banalizada dessa forma, acho que cada profissional tem que saber qual seu papel a ser comprido, e ser competente naquilo que faz.

Anônimo disse...

Nossa o que eu ,é que os enfermeiros ganham a vida jogando o trabalho pesado para os téc. e auxiliares.ficam sentados e só mandando . é bom demais..........

Anônimo disse...

Não estou entendendo nada! Como assim falar da função de cada um ofende? Penso que dizer que o tecnico não pode fazer evolução, por lei, nao quer dizer que alguem esta humilhando!!
Pelo amor de Deus gente...
Cada um no seu quadrado...e isso nao é vergonha pra ninguem! Não me sinto humilhada quando me dizem que dieta é responsabilidade do nutricionista...e se eu não estivesse feliz com isso iria agora pra faculdade de nutrição resolver o problema!
Agora vou repetir o que falo para os meus alunos...querem brigar por uma causa: legal! agora se capacitem pra isso...começando pelo português! Acho um absurdo. Aluno meu de técnico faz redação para aprender a escrevr! Só assim não passa vergonha na frente de profissional nenhum!

Claudia(docente) disse...

É lamentável ver como a nossa classe é desunida, e quantas colocações desnecessárias, porém só sabe dar valor quem passa pela profissão.
Fui auxiliar/técnica e hoje sou Enfermeira e dou valor aos bons profissionais e não a categoria em que ele se encontra.É nisso que devíamos pensar. E quanto a EVOLUÇÃO feito pelo Enfermeiro, essa deve ser a mais completa possível, não deixando passar nenhum acontecimento importante, porém para ser um exemplo para os colegas, ela deverá ser mais completa, as mucosas, narinas e pavilhão auricular também devem fazer parte desta evolução e demais detalhes que podem ser importantes em caso de alteração. Já que sempre falamos que deve ser colocado apenas as intercorrências.
Parabéns pelo blog! e continue se manisfestando em prol da Enfermagem.

Anônimo disse...

Olá..gostei bastante da evolução de enfermagem,inclusive gostaria que se possível vcs pudessem me enviar material por e-mail:gabizinha_ahtinha@hotmail.com!
Sou academica de enfermagem..sou 5 período!

Anônimo disse...

estou fazer curso tecnico em enfermagem,estou achando muito interessante agente aprende a olha outro de forma diferente e o mais importante é saber que ninguém trabalha sozinho nós precisamos um do outro e é muito triste saber que há desunião entre a categoria só pelo simples fato de quem estudantou mais ou menos.O IMPORTANTE É SERMOS BOM PROFISSIONAL.ADOREI O MODELO DE EVOLUÇÃO INDEPENDENTE DE QUEM FAÇA.

Anônimo disse...

VAMOS NÓS UNIR UM PRECISA DO OUTRO CUIDAMOS DE PESSOAS,UNIDOS PODEMOS FAZER UM ATENDIMENTO HUMANIZADO NÃO IMPORTA QUEM ESTUDOU MAIS O QUE IMPORTA É QUE SOMOS UMA EQUIPE E EQUIPE PRECISA DE CONSENSO DE ÉTICA.É MUITO BOM REPASSAR O QUE SABERMOS COMO MOSTRAR AQUI NESSE BLOG.

lorena_loreninha16@hotmail.com disse...

gente meu nome é lorena e eu sou iniciante do tecnico em enfermagem eu adorei essa evolução em enfermagem para mim isso vai me servir de modelo padrão assim terei ideias para evuluir um paciente adorei serio de caração um beijoão pra todos vcs tchau!
tchau!

Bianca do RJ disse...

Nossa! que coisa feia,ver tantos profissionais que, estão em prol das mesmas coisas, que é o melhor para o paciente. sabe, sou Téc. em enfermagem há seis anos, já vi e vivi muitas coisas na minha área e nunca deixei me abater, pois essa profissão é linda e para exerce-la, só se for por Amor. Quanto a questão evoluçao, trabalho para empresas e na maior parte do tempo em home care, temos uma pasta para todas as anotações e na parte que temos que relatar a rotina do paciente, na folha vem escrito: Anotações de enfermagem ou Registro de enfermagem.Nós téc.temos sim o maior contato com o paciente é mais humanizado, damos a eles todos os cuidados profissionais e mais damos carinho, somos ouvintes para suas queixas estamos sempre por perto para uma palavra de conforto, de ânimo e estamos ali para segurar na sua mão. É triste ver as pessoas julgando umas as outras ao invés de se juntarem e um aproveitar o conhecimento do outro. Um dia eu estava em um plantão de 24horas em home care e ao término do meu plantão fui rendida por uma Enfermeira recém formada, na empresa não tinha nenhum téc. disponivél naquele dia, a pobre da Enfermeira ficou desesperada ao ver que o paciente era critico e tinha 2 rotinas uma diurna e outra noturna. Sabe o que aconteceu? Ela teve a humildade de me pedir ajuda,pois ela não sabia como lidar com um ventilador mecânico, não sabia realizar uma aspiração traqueal, não sabia como acoplar um bipapi,não sabia mexer em bomba infusora, mas ela foi humilde e muito resposável por assumir sua incapacidade naquele momento.Não me senti mais do que ela, naquele momento me senti útil e fiquei ali com ela, ensinando-a com muito prazer, eu fui incansável e ela tbm. No final ela me abraçou e me agradeceu muito, fiquei muito feliz em poder ajudar. A Enfermagem é isso, amor ao próximo e todos nós somos muito importante nesta jornada.Antes que pensem que sou evangélica ou muito espiritualizada, não sou. Sou apenas uma Téc. em enfermagem.

Anônimo disse...

PESSOAL A VERDADE É, TODAS AS PESSOAS QUE DIZ SER O CARA, ESTA TENTANDO CONVENCER DE SEU BOM DESEMPENHO, NÃO FAÇA ISSO, DEIXA QUE O OUTRO COMENTE AS SUAS QUALIDADES E O SEU PROFISSIONALISMO, NÃO JULGUEM SER O MELHOR, RESPEITE A CAPACIDADE DO OUTRO E SEUS LIMITES, CREÇAM ENQUANTO PESSOA E DEPOIS COMO PROFISSIONAIS, SÓ ASSIM PERCEBERÁ QUE GRANDE SERÁ O SEU DESEMPENHO.....att

José lucas disse...

Ai Bianca razoooooo

Anônimo disse...

Boa noite!
Sou Enfermeira e após ler vários comentários (alguns desnecessários) cheguei a conclusão que o problema está na interpretação sobre EVOLUÇÃO DE ENFERMAGEM quando lemos sobre o tema, pois muitos autores acabam descrevendo sobre ANOTAÇÃO DE ENFERMAGEM.
O que tento ensinar é que devemos sempre estar atentos aos sinais e sintomas apresentados pelos pacientes e após implementarmos intervenções planejadas, relatarmos se houve ou não mudança do estado de alteração das necessidades humanas básicas apresentadas pelo paciente ou pessoa sob nossos cuidados.
Repito que falta-nos uma referëncia bibliográfica mais específica sobre este tama. Quem souber, por favor me indique.
Grata.

Anônimo disse...

Por favor!!!! mais uma sabe tudo. A verdade é que, na maioria das vezes os Enfermeiros não querem saber de nada e copiam tudo que o téc. relata. Falta mesmo é vergonha na cara e vontade de trabalhar de verdade. Tá ligado!!!!!!!

Anônimo disse...

é isso aew manow os enfermero formado so querem andar de maozinha no bolso do jaleto mal sabe diferencia bosta de fezes . tlgdo !!!!! :@

Anônimo disse...

Nossa!!!que vergonha!!!vc faz um blogger para ajudar os profissionais e o que a gente vê são pessoas com críticas destrutivas.Realmente a enfermagem está DOENTE e precisa de tratamento URGENTE!Quem encontrar a CURA por favor repasse.

Anônimo disse...

verdade concordo plenamente com o ultimo postador,
na medicina os alunos sao treinados a defender o colega brigar por uma causa que envolve o -profissional medico mas enfim, acredito que esta faltando uma mudança no ensino desde o começo da faculdade e alem do mais fazer valer a etica profissional da enfermagem o que so existe no papel.

Souza disse...

Acho q antes de maldizer do colega deveríamos pensar em nós mesmo qnt profissionais e no paciente. Concordo q nossa área não deveria ter nível técnico + eles estão aí e devem complementar nosso trabalho.
Como alguém quer ditar o certo ou o errado se nem mesmo sabe o português?
Precisamos divergir com sabedoria e fundamentação, um bom Enfermeiro lidera não ordena sua equipe e instrui QUANDO NECESSÁRIO. Se cada um de nós profissionais da área fizéssemos as partes com sabedoria e ética, seria a classe mais elegante da saúde.
Mas o que se vê infelizmente é um querendo passar por cima do outro. Gente, o bom se sobressai em qualquer lugar sem precisar fazer por onde aparecer. O verdadeiro sábio é cheio de incertezas mas o tolo é totalmente seguro de si!
E tem gente que parece ter escolhido a profissão por mera falta de opção, já conheci pessoas que não tiveram vergonha de assumir. Mas no geral precisamos rever nossos conceitos e nos centrar no nosso verdadeiro trabalho: CCCCUUUUIIIDDDDAAAARRR!!!!!

Lorena disse...

Amei o método em que abrangeste a evolução do cliente, os termos técnicos...! Tive um bom entendimento, e pude tirar pequenas dúvidas sobre algumas palavras. Agradeço.... Parabéns*

Rômulo disse...

Enquanto rola a discussão no posto de enfermagem, nas enfermarias 3 pacientes evoluíram à óbito e outros 6 sofreram danos irreversíveis em seus quadros clínicos. Menos discurso e mais ação. Perderam a aula de UOT? Boa sugestão para uma competente equipe de enfermagem: http://www.wimp.com/soccervillage/

Anônimo disse...

A locomoção não seria por último seguindo o céfalo-caudal? E até onde sei o técnico faz evolução sim com diferença de ser enfocada em relato de procedimento e menos minuciosa

E.P disse...

Amigos enfermeiros! Não briguem por favor! Somos unidos por este meio de vida que é a enfermagem, consoladora e atenta mãe que cuida de seus pacientes! Não caiam nas armadilhas da mente, que promovem uma discussão infindável sobre quem é quem na enfermagem... quando todos nós o somos!! A discussão iniciou pelo fato de mencionarem que a evolução de enfermagem é privativa do enfermeiro. Porque essa esculhambação toda? Cada integrante da equipe deve fazer sua parte, amigos, todo processo de cuidar é importantíssimo! É através da anotaçao de enfermagem, que deve ser realizada a cada turno, que os enfermeiros conseguem perceber as modificações evolutivas do paciente internado. Cada detalhe, cada informação, ajuda-nos a construir uma evolução de qualidade. Por isso, vamos parar de brigar! Quero dizer que sou grato a todos os técnicos de enfermagem (os que realizam a anotação de enfermagem, é claro ;)) por essa ajuda preciosa para construir o processo de enfermagem!

Anônimo disse...

Gente é verdade, evoluçao de enfemagem é uma obriagação do enfermeiro, dentre tantas outras, no entanto, nós tec. de enfermagem é que colocamos a mão na massa, popurlamente dizendo, pois os doutores de enfermagem como assim se acham, não gostam, é claro que se tira um ou outro, pois a maioria são preguiçosos mesmo!! e saõ vão mandar, fazer que é bom! nada!! beijos a todos os meus colegas tec de enfermagem!!

Anônimo disse...

Mas desde então é cobrado em estágios e avaliações para nós futuros tec.enfermagem a evolução do paciente...então nós estudantes entendemos que é nossa obrigação tbm...sendo que isso não faz nenhuma diferença pq quem realmente trabalha é o tec. o enfermeiro fica bonitinho lá só nos observando NÓs fazermos o trabalho deles e ainda eles se acham os espertos...bom é pra nós que assim vamos pegando mais aprendizagem e espaço na área do trabalho!!!! Amo a profissão que escolhi!!!!!

Anônimo disse...

poderia me mandar um texto sobre subjetivo,objetivo,conduta,como técnica de enfermagem.

cigana. disse...

gostei dessa evolução estou fasendo prova e vai cair evolução na prova,estava com muitas dúvidas,+ agora estou + tranquila.Parabéns.

Anônimo disse...

Me arrependo todos os dias de ter escolhido essa profissão(enfermeira)!!! Classe desunida!!!

vampiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vampiro disse...

Bom, sou Técnico e NÃO ME TROCO POR CERTOS ENFERMEIROS que se acham por ter nível superior, muito desses tais enfermeiros não conseguem nem puncionar uma veia (EU JÁ VI MUITOS), nós Técnicos e Auxiliares somos verdadeiro profissionais porque estamos nos expondo a possíveis infecções e contaminações, viajamos longas distancia acompanhando pacientes enquanto ENFERMEIROS ficam em suas salas mandando e desmandando. É somente isso que penso.

Anônimo disse...

Bom as pessoas criticam tanto o téc de enfermagem. mas a profissão esta se acabando de tanto agente ver enfermeiras sendo comida dos médicos
e os técnicos tendo que fazer além da suas obrigacões.pois ter uma faculdade não quer dizer nada,
hoje em dia tem tanto médico com diploma falso imagina enfermeiros...
agente vê tanto enfermeiro que não sabe nem verificar uma PA.kkkk

Carlos Costa disse...

Bom, ao contrário do que muitos pensam, a evolução de enfermagem é única, cada profissional tem a sua própria maneira de escrever.. lógico que temos algumas regras a seguir como por exemplo a regra céfalo-podal, mas cada enfermeiro tem o seu jeito de escrever sua evolução.. claro que quando uma evolução de enfermagem é muito superficial ou incompleta, ele mesmo irá arcar com as consequências caso ocorra alguma intercorrência e a mesma não seja relatada por completo, mas em relação ao exemplo, eu gostei, isso ajuda os estudantes a montar sua própria evolução seguindo sua própria linha de raciocínio... (sem copiar é claro!!!)

Anônimo disse...

So digo uma coisa...
Eh mto cartao C&A querendo ser Master Card internacional... #fato
Bárbara Reale - Ac. Enfermagem 8 sem.

Anônimo disse...

Aff parem de briga e tratem de aprender a ser uma classe mais unida, e tomem coragem pra fazer greve e revendicar seus direitos, por terem medo disso que a enfermagem se encontra nessa situação, pois ac. de medicina faz greve, medico faz greve, faculdades federais tão em greve e agora enfermeiro tem medo e ai ficam sendo escravizados trabalhando em 2 até 3 empregos pra ter um salário digno aff me revolta isso. e vamos respeita os tec e os aux e vcs a nós enfermeiros. :).

Anônimo disse...

Boa noite!
A Enfermagem sempre esteve desunida. Perante o COREN-MG a Evolução é privativa do Enfermeiro. Em Belo Horizonte tem Hospitais contratando Enfermeiros assistenciais que fazem evoluções de enfermagem, no entanto no campo do Técnico.Ou sejam, contratam Enfermeiros na sua maioria com experiência e especializações para exercer todos os procedimentos do técnico + do Enfermeiro. Escalas de até 7 pacientes depedentes e com demanda assistencial. O pior é que exigem assistência de excelêcia e Evolução impecável. Enquanto os enfermeiros supervisores na sua maioria, fazem escalas, pops e não executam sequer um procedimento assistencial. Apenas controlam coberturas e ouvem as queixas do acompanhantes e pacientes que não entendem a nossa incapacidade de realizar os cuidados realmente com excelência real. Aqueles que escrevem bem são valorizados e são "promovidos a surrpevisores". Há dias que tenho sete pacientes acamados, várias úlceras e cuidados essenciais, como oferecer dieta para os sem acompanantes. Isso é uma vergonha! Porque é uma ala composta de técnicos e enfermeiros e não há distinção. Fico muito triste saber disso após 16 anos de profissão. As pessoas mentem no sitemas porque são cobrados, e quem realmente trabalha com amor, carinho e dedicação fica prejudicado porque humanamente é impossível registrar o que faz. Ja experimentei não almoçar,não tomar café para ver se consigo. Se fico no posto, os pacientes de meus colegas mega espertos chamam o tempo todo. Cada um usa sua estratégia para ausentar do posto e realizar suas atividades. Não tem horário de café e almoço, tem o direito de comer e retornar rapidamente. Isso porque no contrato entende-se como diarista, mas na prática trabalha-se um dia de 12 horas sem intervalo e folga-se dois- Parece 30 horas. Vou checar essa situação com meu representante jurídico e com o nosso Conselho. Mas enquanto isso vou mesclar as informações e aproveitar para construir uma evolução digna de um Enfermeiro. Ressalto: Fazemos absolutamente tudo: Banho, trocas, punções periféricas, Jugular externa, cateterismos, curativos gerais, admissão, preparo pós óbito. Quase um milagre!. Tenho fé em Deus que e não tenho vergonha de realizar os cuidados, o problema ser tratado com inferioridade, falta de respeito e sobrecarga de trabalho. Obrigado pelo desabafo!

Anônimo disse...

E ai galera vocês sabem que a auxiliar de enfermagem Katia Aragaki que injetou vaselina na veia se suicidou? Isso a midia não mostra né, recebi a informação de uma fiscal do coren de sp que veio até minha cidade e resolvi pergunta o que havia acontecido com a aux, se foi caçado o coren dela, pois ai ela relatou que a moça não aguentou a pressão e se suicidou. TENSOOOO

Eberte Gonçalves Temponi disse...

Boa noite a todos! Obrigado pelos comentários! De qualquer forma, todos vocês estão sendo muito importantes para que possamos sempre refletir sobre nossas ações e a cada dia, melhorar a assistência ao usuário dos nossos serviços! Obrigado!

Borbolinda disse...

Quanta besteira por causa de uma evolução! O técnico faz ANOTAÇÃO, e se ele acha que tem que fazer evolução é pq seus preceptores (enfermeiros) assim o ensinaram. No meu curso técnico, isto sempre ficou muito claro, pois tive enfermeiras excelentes que nos mostravam as nossas atribuições perfeitamente, segundo a lei.
Aos técnicos que não sabem a diferença entre EVOLUÇÃO e ANOTAÇÃO: Estudem! Pesquisem! Parem de ser acomodados e fazerem as coisas mecanicamente, pois eu vejo sim, muito técnico passando SVD a mando do enfermeiro. Eu não faço, pois sei de minhas atribuições. E quando eu me formar e estiver trabalhando como enfermeira, jamaaaaais vou pedir á um técnico que realize procedimentos que não são de sua competência, e nem os tratarei com essa arrogância que pude perceber em muitos enfermeiros neste blog. Vou deixar bem claro as atribuições de cada um, sempre ressaltando a importância do trabalho em equipe. Claro que não poderei agir de forma apaziguadora, mas sim FIRME (firmeza não é arrogância), pois tem muito técnico folgado que quer derrubar enfermeiro por inveja ou seja lá o que for, e muito enfermeiro se achando superior ao técnico/auxiliar por ser portador de diploma. Maturidade, ética e profissionalismo, é disto que a enfermagem precisa!
E quanto aos erros de português, isso vai de cada um, pois mesmo antes de estar cursando faculdade, eu sempre procurava escrever e falar da melhor forma possível! Portanto senhores enfermeiros, deixem de ser hipócritas de achar que todo técnico é "burro" e que vcs são inteligentes, pois já vi professora escrevendo errado, assim como já vi tbm muito técnico dando um show em suas anotações. A enfermagem nunca irá se unir se dependermos de pessoas assim, que ao invés de se unirem e tentar buscar o devido valor, perdem tempo se alfinetando.

Abraços à todos.

Anônimo disse...

oh! minha gente quanta besteira.brigar por um evoluçao isso e atribuição do enfermeiro.estou estudando tec.enfermagem,sei fazer uma evolução.mas não e de minha competência realizar.....vamos cuidar das pessoas doentes...quanta bobagem

Anônimo disse...

Realmente quem disse que só quem faz evolução de enfermagem é o enfermeiro está muito enganado/desatualizado. Tecnico em enfermagem faz sim evolução de enfermagem e anotação de enfermagem também. Alias, ate em procedimentos que antigamente só os enfermeiros podiam realizar, hoje os técnicos fazem, isso vai depender da instituição em que se trabalha. Gostei da evolução, ficou simples e clara, com as informações necessárias, queé o mais importante.